barra

Artesanato

Designa-se por actividade artesanal a actividade económica, de reconhecido valor cultural e social, que assenta na produção, restauro ou reparação de bens de valor artístico ou utilitário, de raiz tradicional ou contemporânea, e na prestação de serviços de igual natureza, bem como na produção e preparação de bens alimentares. A actividade artesanal deve caracterizar-se pela fidelidade aos processos tradicionais, em que a intervenção pessoal constitui um factor predominante e o produto final é de fabrico individualizado e genuíno, sem prejuízo da abertura à inovação.

A confeção de produtos artesanais na exploração agrícola, sejam de origem alimentar ou não alimentar na exploração agrícola, permite criar uma mais valia no rendimento da exploração e simultaneamente uma fonte de emprego na região.

Para informações consultar:

Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural – Ofícios e Microempresas artesanais  

Apoios Financeiros:

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER, são concedidos para a criação e/ou desenvolvimento de microempresas artesanais, inseridas na exploração agrícola, através das ações  3.1.1. Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola e 3.1.2. Criação e Desenvolvimento de Microempresas.

Outras Ligações Úteis:

Programa para a Promoção das Artes e Ofícios Artesanais - PPART

PPART – Estatuto do Artesão

Portal da Empresa – Empresa online