barra

Turismo de Natureza

São empreendimentos de turismo de natureza os estabelecimentos que se destinam a prestar serviços de alojamento a turistas, em áreas classificadas ou noutras áreas com valores naturais, dispondo para o seu funcionamento de um adequado conjunto de instalações, estruturas, equipamentos e serviços complementares relacionados com a animação ambiental, a visitação de áreas naturais, o desporto de natureza e a interpretação ambiental.

Este tipo de empreendimentos são reconhecidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, de acordo com os critérios definidos pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas do ambiente e do turismo. Adotam qualquer das tipologias existentes previstas para os empreendimentos turísticos, devendo obedecer aos requisitos de instalação, classificação e funcionamento previstos para a tipologia adoptada.

O processo de licenciamento destes empreendimentos é da responsabilidade das Câmaras Municipais.

A atividade de Turismo de Natureza, quando inserida na exploração agrícola, permite criar uma mais valia no rendimento da exploração e simultaneamente uma fonte de emprego na região.

Para informações consultar:

Turismo de Portugal, I.P. - Legislação

Departamentos de Conservação da Natureza e Florestas (DCNF)

    Apoios Financeiros:

    No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural -  PRODER, através da ação 3.1.1. Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola são concedidos apoios para o desenvolvimento de alojamento na modalidade de Agro-turismo.

    Outras Ligações Úteis:

    ICNF – Turismo sustentável

    Portal da Empresa – Empresa online