barra

Turismo no Espaço Rural

Turismo no Espaço Rural constitui um fator de diversificação das atividades agrícolas no meio rural e de desenvolvimento rural. Em termos gerais, os indicadores apontam para um crescimento regular da procura desta atividade

Este tipo de turismo tem de reunir um conjunto de características próprias, para que assim seja classificado.

Existem quatro grupos de empreendimentos de turismo no espaço rural: as Casas de campo, o Turismo de aldeia, o Agro-turismo e os Hotéis rurais.

São empreendimentos de turismo no espaço rural os estabelecimentos que se destinam a prestar, em espaços rurais, serviços de alojamento a turistas, dispondo para o seu funcionamento de um adequado conjunto de instalações, estruturas, equipamentos e serviços complementares, tendo em vista a oferta de um produto turístico completo e diversificado no espaço rural.

Os empreendimentos de turismo no espaço rural devem preservar, recuperar e valorizar o património arquitectónico, histórico, natural e paisagístico dos respectivos locais e regiões onde se situam, através da reconstrução, reabilitação ou ampliação de construções existentes, de modo a ser assegurada a sua integração na envolvente. 

O processo de licenciamento dos empreendimentos de Agro-turismo é da responsabilidade das Câmaras Municipais, podendo a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) ser consultada quanto à localização dos empreendimentos.

A classificação do empreendimento como hotel rural é da competência do Turismo de Portugal, I.P.

Para informações consultar:

Encontra um conjunto de diplomas aplicáveis à instalação e funcionamento dos empreendimentos de turismo no espaço rural na página da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural - DGADR, bem como na página do Turismo de Portugal.

Apoios Financeiros:

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER, através da ação 3.1.1. Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola são concedidos apoios para o desenvolvimento de alojamento na modalidade de Agro-turismo e das Casas de campo.

Os apoios financeiros destinados à criação dos Hotéis Rurais estão integrados nos incentivos do QREN.

Outras Ligações Úteis:

Portal da Empresa – Empresa online