barra

Formação Profissional e Ensino Agrário

A Formação Profissional e Ensino Agrário permitem formar profissionais qualificados para trabalharem nas explorações agrícolas, bem como dispõe uma oferta de cursos de licenciatura e mestrado que permite formar técnicos superiores para essas diferentes áreas. Paralelamente oferece ainda outras modalidades de formação de curta e média duração dirigida aos profissionais em atividade.

As Escolas Profissionais Agrícolas e de Desenvolvimento Rural são estabelecimentos de ensino especializados na área agrícola, preparando todos os anos novos profissionais qualificados.

A regulamentação para o exercício da atividade económica agrícola obriga em muitas áreas a que os técnicos agrícolas possuam formação profissional específica para o desempenho dessa função ou atividade, sem a qual não a poderão exercer ou realizar, nem os seus clientes poderão ter acesso a determinados apoios financeiros.

O Catálogo Nacional de Qualificações integra vários Referenciais de Formação relativos à Produção Agrícola e Animal, Floricultura e Jardinagem, Silvicultura e Caça, Pescas (Aquicultura), Industrias Alimentares, Protecção do Ambiente, Turismo e lazer e Artesanato, os quais se traduzem em cursos de qualificação de dupla certificação que podem ser frequentados na rede de entidades formadoras públicas e privadas do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ).