barra

Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) foram criados e regulamentados pelo DL n.º 88/2006, de 23 de Maio.

Os CET são cursos de nível pós-secundário não superior que visam conferir uma qualificação profissional de nível 5, com base em formação técnica especializada.

Podem candidatar-se à inscrição num CET:

  • Os titulares de um curso do ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Os interessados que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10.º e 11.º anos e tendo estado inscritos no 12.º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído;
  • Os titulares de uma qualificação profissional de nível 5;
  • Os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, o estabelecimento de ensino superior no qual se candidatou á inscrição, lhe reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.

O CET é igualmente de dupla certificação permitindo uma certificação, escolar, equivalente ao nível secundário (12.º ano) e, profissional de nível 5.

No caso das explorações, os CET podem constituir uma alternativa para o seu titular ou trabalhadores poderem adquirir uma formação tecnológica especializada ou como uma referência para a contratação de profissionais especializados.

Os CET são ministrados por estabelecimentos de ensino superior, podendo também ser realizados por escolas secundárias, centros de formação profissional ou entidades formadoras certificadas. A sua duração é de cerca de um ano lectivo, podendo ser ministrados em regime pós-laboral.

Para mais informação consultar:

Direção-Geral de Ensino Superior - A informação sobre a oferta de CET pode ser obtida por consulta na rede de ensino superior e não superior.

No caso do sector agrário, já estão disponíveis 17 Cursos de Especialização Tecnológica.

Apoios Financeiros:

Os CET que já integram o CNQ são financiáveis pelo Programa Operacional Potencial Humano (POPH), pelo que a sua frequência pode não implicar custos de frequência para o formando. Noutras situações poderá haver lugar ao pagamento de propinas ou despesas de frequência, de acordo com estatuto e natureza da entidade formadora.