barra

Outros Tipos de Agricultura Sustentável

Existem várias correntes dentro da agricultura sustentável, focadas em aspectos teóricos e práticos um pouco distintos, as principais são:

Agricultura Biodinâmica

Baseia-se no princípio de que a sanidade vegetal depende de sua inserção na "matriz energética universal". As explorações agrícolas são encaradas como organismos, em que uma parte depende da outra, sendo necessário aplicar uma gestão holística que visa alcançar a integridade da exploração. A reciclagem e reutilização dos recursos da exploração tornam-se especialmente relevantes, motivo pelo qual geralmente a produção vegetal e animal estão associadas. A agricultura biodinâmica enfatiza o poder de preparações (à base de plantas, minerais e excrementos) e da coordenação de certas atividades de acordo com a disposição dos astros (principalmente sol e lua) para melhorar a saúde, a produtividade e o valor nutricional dos cultivares. Hoje em dia existem empresas de certificação de agricultura biodinâmica, embora em menor número que de agricultura biológica, e a agricultura biodinâmica começa a ser aceite nos círculos académicos e científicos.

Agricultura Natural

Centra-se numa atitude oposta à da agricultura industrializada. A ideia é reduzir o controlo e a manipulação do sistema agrícola para um mínimo necessário para ter colheitas, em vez de controlar e manipular todo o sistema. Há quem defenda práticas como a sementeira direta, a não-monda e, tal como todos os tipos de agricultura sustentável, o não-uso de agroquímicos. A agricultura natural inspira muitos agricultores e deu origem a diversas práticas sustentáveis, estando também na origem da permacultura.

Permacultura

Significa “agricultura permanente”. A permacultura corresponde a uma engenharia ecológica de sistemas agrícolas, com o objetivo de criar sistemas agrícolas que se “auto-perpetuam”, por serem ecologicamente estáveis com uma intervenção humana reduzida. A Permacultura é essencialmente uma estratégia de planeamento da produção (e cada vez mais também de outras actividades humanas), aproveitando as condições e os recursos naturais locais da melhor maneira possível.

Estes exemplos de agricultura sustentável permitem reduzir os custos de produção e os impactes ambientais.

Para mais informação consultar, a título de exemplo:

Quercus

Mãos à Horta – Agricultura Biodinâmica

AGROBIO – Agricultura Biológica

Agricultura Natural