barra

Produção Integrada

A Produção Integrada é um modo de produção sustentável, que consiste num sistema agrícola de produção de alimentos compatível com a gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de fatores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável, de acordo com as normas existentes, tanto para a componente vegetal como para a componente animal.

Neste sistema de produção integrada, os agricultores obrigam-se a articular a proteção integrada com a aplicação correta de outras práticas, em especial de fertilizações, regas e podas.

A aplicação deste modo de produção traduz-se na produção de bens agrícolas de alta qualidade e reconhecidos por respeitarem as exigências das normas nacionais e internacionais relativas à qualidade do produto, segurança alimentar e rastreabilidade, associadas aos serviços ambientais que incorporam.

Deve-se promover a adoção de formas de exploração das terras agrícolas compatíveis com a proteção e a melhoria do ambiente, da paisagem e dos recursos naturais.

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) é a entidade que estabelece os princípios, orientações e normas técnicas necessárias à Produção Integrada das culturas ou grupos de culturas.  

Na área da Produção Integrada há uma listagem de técnicos com formação regulamentada para prestar o apoio técnico aos agricultores.

Para mais informação consultar:

Direção–Geral de Alimentação e Veterinária – Proteção Integrada e Modos de Produção Sustentável

Derrogação temporária de regras para a alimentação animal em PRODI

No âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural – Continente – PRODER – A medida Valorização dos Modos de Produção – visa apoiar o desenvolvimento sustentável das zonas rurais, mobilizando os agricultores e outros intervenientes no espaço rural para adesão voluntária a métodos de produção específicos e à manutenção da biodiversidade, através dos pagamentos agro-ambientais, durante um período de 5 anos.

A medida Valorização de Modos de Produção integra três ações:

Outras ligações úteis:

Fitorrega

Instituto de Financiamento da Agricultura e PescasValorização dos modos de produção  

Organismos de Controlo em Produção integrada

Manual Técnico de Produção Integrada