barra

Produção Vegetal

prod veg fim

Este tema tem como objetivo facilitar o acesso a informação sobre algumas das culturas agrícolas com maior representatividade nas explorações agrícolas (como a vinha e o olival) e outros sectores de culturas (pequenos frutos, plantas aromáticas, medicinais, produção de cogumelos, cânhamo para a produção de fibras têxteis e culturas energéticas).

Face à dinâmica dos temas abordados a estrutura desta área temática é flexível prevendo-se o acréscimo de subtemas e um incremento no conteúdo já existente, à medida que mais informação seja coligida.

Portugal tem um conjunto de recursos e vantagens que lhe permitem desenvolver um conjunto de fileiras de produção agrícola, conquistar com sustentabilidade posições mais competitivas nos mercados, afirmando os atributos de qualidade intrínseca e de precocidade, que já hoje são reconhecidos, quer por consumidores quer por operadores, internos e externos.

Em Portugal, os cereais para grão, a batata, as culturas hortícolas, a vinha e o olival são algumas das principais culturas agrícolas de acordo com informação do Instituto Nacional de Estatística (INE).