barra

Salinização

Quando o teor de sais solúveis no solo atinge determinados limites, a produtividade deste pode ser bastante prejudicada. Nestas condições os solos designam-se normalmente por salinos ou salgados.

O aparecimento de condições de salinidade no solos está dependente, entre outros factores, das características dos solos, da quantidade de sais solúveis presentes no solo e na água, da composição química da água de rega, do tipo de cultura, das condições climáticas e das práticas culturais.

Este tipo de condições estão normalmente associados a solos de textura pesada e condições de baixa queda pluviométrica. Nestas condições, as partículas de argila podem combinar-se, originando:

  • Solos Salinos – apresentam normalmente valores de pH inferiores a 8,5;
  • Solos Alcalizados ou Sódicos - apresentam normalmente valores de pH superiores a 8,5;
  • Solos Sódico-Salinos – solos com características intermédias entre os solos salinos e os alcalizados.

A utilização deste tipo de solos em agricultura deve ser precedida de uma série de operações, tendo em vista a sua recuperação, normalmente através da sua lixiviação, de modo a remover, para fora da zona explorada pelas raízes, o excesso de sais.

Esta recuperação poderá não oferecer problemas especiais no caso de solos salinos, uma vez que, neste caso, os sais são bastante solúveis na água. Contudo, no caso de solos alcalizados, uma lixiviação pode torná-los ainda mais alcalizados, com problemas que conduzem à destruição da sua estrutura e consequentemente à redução da infiltração e permeabilidade. Neste caso, a sua recuperação terá de ser acompanhada pela adição de elementos químicos à base de cálcio, os quais se destinam a substituir o sódio do complexo de troca e assim criar as condições desejáveis para as culturas.

Ainda, o controle da toalha freática (através do rebaixamento do nível freático nos casos em que ele esteja tão alto que favoreça o aumento da deposição de sais no perfil do solo) e o uso de culturas tolerantes ao excesso de sal, são outro tipo de medidas utilizadas para minimizar os efeitos da presença de excesso de sal no solo.

Mais Informação:

Manual básico de práticas agrícola - Conservação do solo e da água